Educação Artística na escola – Qual a sua importância?

     Educação Artística na escola

    Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.

    Bertolt Brecht



    A arte é uma das principais formas de expressão cultural na sociedade, é uma manifestação estética e comunicativa, que utiliza diferentes linguagens, como a arquitetura, o desenho, a escultura, a pintura, a escrita, a música, a dança, o teatro e o cinema, em suas variadas combinações.

    Somos influenciados por ela diariamente, mesmo sem perceber. Na escola, a Educação Artística pretende despertar e desenvolver nos alunos a linguagem artística, para atuarem na sociedade por meio dela.



    Qual a importância da Educação Artística na escola?

    As aulas de Educação Artística na escola costumam ser associadas a momentos de recreação, lazer e entretenimento, por ser mais dinâmica e dispor de materiais diferenciados na produção artística, mas é muito mais do que isso!

    Essa disciplina ensina aos alunos as diversas linguagens artísticas, estimulando a expressão por meio delas, o desenvolvimento de novas habilidades e uma leitura do mundo sob a perspectiva das artes.

    Desde os primórdios da história da humanidade a arte existe e carrega muitos significados. Estudá-la permite aos alunos conhecer e compreender o mundo analisando essas linguagens artísticas.

A prática de atividades artísticas estimula a criatividade, pois propõe aos alunos a criação de obras, esculturas, objetos, desenhos, pinturas, textos, músicas, peças de teatro, entre outros.

    O processo criativo da arte ocorre a partir da percepção, com o objetivo de expressar emoções e ideias, imprimindo e materializando um significado único e diferente para cada obra.

    Estimula o pensamento crítico, ao compreender que a arte expressa e manifesta questões sociais, culturais, históricas e políticas, levando os alunos a interpretar e desvendar os mecanismos de expressão dessa linguagem.

    Esse componente curricular contribui para a interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, de modo a promover o respeito às diferenças e o diálogo com outras culturas, etnias e linguagens, fundamentais para o exercício da cidadania.

    Desenvolve a sensibilidade dos alunos ao contemplarem a arte e buscarem interpretá-la como uma linguagem não verbal, desvendando o que ela busca comunicar com base no que estão vendo e sentindo.

        A Educação Artística também permite ao aluno aprender a se expressar e se autoconhecer no processo de criação, imprimindo na arte produzida sua identidade, o que sente e gosta, bem como se comunicar por meio dela.

    As funções cognitivas são estimuladas com a Educação Artística na escola, pois ao criar e apreciar a arte a atenção é amplamente desenvolvida, assim como a percepção, a linguagem, a memória e as funções executivas do cérebro.

    motricidade e a expressão corporal também são estimuladas e aprimoradas com a Educação Artística na escola, ao manusear diferentes materiais e praticar modalidades da arte que envolvem o corpo, como a dança e o teatro.

    Habilidades sociais podem ser desenvolvidas com a Educação Artística na escola, pois muitas atividades são coletivas, como a dança, o teatro e a música, que promovem a interação e ajudam no entrosamento de crianças mais tímidas, por exemplo.

    Realizar atividades artísticas também reduz o estresse e a hiperatividade das crianças e dos jovens, por serem dinâmicas e saírem da rotina escolar de aulas teóricas e expositivas – em que assistem ao professor e escrevem o conteúdo no caderno –, utilizam a energia retraída nas aulas de artes.

    Além disso, os alunos podem descobrir talentos que de outro modo não seriam percebidos, que podem até mesmo direcionar seu projeto de vida – crianças que descobrem habilidades para desenhar, por exemplo, acabam se interessando por seguir carreira na arquitetura, na engenharia, no design ou na moda.

    Como vimos, a Educação Artística contribui muito para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, impactando diretamente suas vidas e, consequentemente, a sociedade, tornando o mundo mais belo e expressivo por meio da arte.

    

    Histórico da Educação Artística no Brasil

    A Educação Artística foi incluída no currículo escolar em 1971, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), como atividade educativa, e não como disciplina.

    Em 1996, foi revogada a disposição anterior e Artes foi reconhecida como uma disciplina, cujo ensino passa a ser obrigatório nas escolas de educação básica, conforme o parágrafo 2.º do artigo 26, que vigora atualmente:

    “O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica”.

    Em 2008, a música se tornou componente curricular obrigatório na disciplina de Artes, conforme a Lei nº 11.769, que acrescentou o parágrafo 6.º ao artigo 26 da LDB:

    “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2.º deste artigo.” NR

    Depois, em 2016, outros componentes curriculares do ensino da arte foram acrescentados à lei, definidos no parágrafo 6.º:

    “As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2.º deste artigo”.

    Além disso, em 1997 foram criados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para servir de referência na elaboração dos currículos escolares do ensino fundamental e médio, das redes pública e particular.

    Para o ensino de Artes, os PCNs estabelecem quatro modalidades artísticas a serem trabalhadas nas escolas: artes visuais, música, teatro e dança. Para tanto, devem seguir três eixos: produzir, apreciar e contextualizar. Esses eixos se baseiam na Metodologia Triangular.

    Por fim, com a criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as aprendizagens essenciais da educação básica, a Educação Artística na escola recebe maior atenção.

Fonte do texto: SAE digital blog. Educação Artística na escola – Qual a sua importância?. Disponível em: < https://sae.digital/educacao-artistica-na-escola/> Acesso em : 28 de Setembro de 2021