Projeto Leitura

PROJETO DE LEITURA                                             

O projeto de leitura tem por objetivo desenvolver o gosto pela leitura, habilidade de interpretação, a releitura, a escrita, compreensão da realidade do mundo, a importância da convivência e o companheirismo na sociedade.

A ESCOLHA DAS OBRAS
A escolha da obra é de acordo com a faixa etária da turma. É um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira e africana. Ela pode ser encontrada em bibliotecas públicas, céus, e em sites (caso queira comprar). É importante que os pais levem os filhos para a biblioteca pública, essa atitude também ajudará no processo da aprendizagem.
A obra escolhida problematiza a relação da amizade, como lidar com as diferenças, a desenvolver a empatia, a praticar o respeito pelo outro e como conviver em sociedade, com deveres e responsabilidades.
A leitura é obrigatória para o 3º bimestre, os alunos deverão tanto fazer relatórios e atividades baseadas nas obras. Podendo optar por um dos livros indicados, mas a leitura dos demais também será cobrada.


6º ano - Indicações


Livro: Bom dia camaradas”, autor: Ondjaki.
Livro: “A bolsa amarela”, autora: Lygia Bojunga.


7º ano - Indicações

Livro: Bom dia camaradas”, autor: Ondjaki.
Livro: Sofia, a menina que gosta de filosofar”, autor: André Wagner Rodrigues.


8º ano - Indicações

Livro: Os da minha rua”, autor: Ondjaki.
Livro: “O quarto de despejo”, autora: Carolina Maria de Jesus.

9º ano - Indicações

Livro: O cortiço”, autor: Aluísio Azevedo.
Livro: “O quarto de despejo”, autora: Carolina Maria de Jesus.



INDICAÇÕES DE OUTRAS OBRAS

Livro: " Pai, posso dar um soco nele"
Autor: José Cláudio da Silva
Resumo: Quem poderia imaginar que um acampamento se transformaria em uma aventura, que exigiria muita coragem de 6 jovens para salvar uma civilização fadada ao desaparecimento.

Pai, Posso dar um Soco Nele


Livro: " O mistério do anel de pérola "
Autor: Lenira Almeida Heck
Resumo: Clóe ganhou um lindo pintinho que logo se tornou uma linda galinha que punha ovos de três gemas. Quando o anel de pérola da irmã de Clóe some, todas as suspeitas caem em cima da pobre franguinha. E como provar o contrário? "O Mistério do Anel de Pérolas", escrito por Lenira Almeida Heck, é uma ótima opção de leitura para as crianças.

O Mistério do Anel de Pérola

Livro: " Histórias que acabam aqui "
Autor: Teresa Lopes
Resumo: A Abóbora Menina, O Soldadinho de Saco às Costas, O Sol e a Lua, Doutora Saladina, Bruxa para todos os Males, A Bailarina de Degas, Hélix, o Caracol.

Histórias Que Acabam Aqui