Qual a importância da parceria família e escola?

 

    A parceria entre a família e a escola é fundamental para a melhoria dos resultados educacionais, pois permite aos alunos que alcancem o desenvolvimento integral.

    O papel da escola na vida de crianças e jovens é proporcionar a formação acadêmica, intelectual e cognitiva, bem como promover o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuarem na sociedade.

    Já o papel da família é oferecer uma base para o desenvolvimento humano, com a transmissão de valores e princípios, acolhimento, orientação e todo o apoio necessário, inclusive na vida escolar.

    Nos dias de hoje, com a rotina agitada das famílias, muitas vezes, a educação dos filhos recebe pouca atenção ou menos do que deveria, o que sobrecarrega a escola e o trabalho de professores e coordenadores.

    As crianças e os jovens costumam buscar a aprovação e a atenção da família, principalmente no que se refere aos estudos, sua principal atividade, e que acontece na escola, local onde vivenciam suas experiências sociais.


A parceria entre família e escola é importante para o desenvolvimento do aluno, seja no âmbito pessoal, social ou educacional. Quando os pais são participantes ativos no ambiente escolar e na rotina de seus filhos, os alunos se sentem apoiados, reconhecidos e ganham mais segurança, além de ficarem mais motivados para aprender.

    Família e escola são as principais referências para os alunos e a base para a sua formação humana e acadêmica. Por isso, família e escola precisam trabalhar em conjunto e se apoiarem mutuamente – sem a escola, a família não consegue suprir as necessidades educacionais e, sem a família, a escola não consegue oferecer todo o suporte emocional e afetivo que as crianças precisam para se desenvolver. Aproveite o conteúdo para saber mais sobre a parceria da família com a escola!


Qual é a importância da família na escola?

    O trabalho desenvolvido na escola é o complemento da educação que os alunos recebem em casa, pois, além de suprir as necessidades acadêmicas, ele auxilia no desenvolvimento pessoal do aluno.O ambiente escolar permite o contato com experiências que não ocorrem no contexto familiar e amplia as possibilidades de o aluno conhecer coisas novas e descobrir habilidades.

    Não podemos deixar de considerar o valor da escola como sendo um ambiente seguro para as famílias confiarem seus filhos enquanto realizam suas atividades cotidianas, como trabalhar.Todos os dias, pais e responsáveis deixam seus filhos na escola e vão atrás de seus compromissos, pois acreditam na missão de educar e formar cidadãos, suprindo, assim, as necessidades pessoais, sociais e educacionais.



    Família e escola atuam juntas na formação das crianças e dos jovens, pois proporcionam o suporte e o incentivo necessários para que eles se desenvolvam de forma integral e alcancem todo o potencial que possuem.Vale lembrar que estabelecer uma parceria entre a família e a escola é fundamental para que isso ocorra, sendo assim, é preciso engajar a participação dos familiares no dia a dia escolar.

    Quando os pais se interessam pela vida escolar dos filhos e participam ativamente, a aprendizagem é facilitada, pois os alunos se sentem apoiados e veem a escola como um ambiente familiar e seguro.Além disso, ao ter um bom relacionamento com as famílias, a escola tem a oportunidade de melhorar suas ações a partir dos feedbacks recebidos e das orientações sobre as dificuldades que os alunos relatam em casa.

    Quando a família participa de reuniões e conversa com professores e coordenadores, ela pode acompanhar de perto o desenvolvimento da criança e auxiliá-la com alguma dificuldade, o que melhora o seu desempenho.Algumas atitudes que a família pode adotar para participar da vida escolar dos filhos, a fim de contribuir com a melhora do desempenho deles, são:


* Perguntar frequentemente como foi o dia na escola;

* Ajudar a fazer o dever de casa;

*Se colocar à disposição caso haja algum problema;

*Incentivar a criança a estudar;

*Dar importância à vida escolar;

*Reforçar positivamente as atividades que a criança realiza;

*Corrigir o que for necessário;

*Ensinar bons hábitos nas aulas e no ambiente escolar;

*Participar das reuniões e dos eventos.



    Para que a escola alcance melhores resultados, é fundamental ter influências externas para identificar melhor o que precisa ser feito para otimizar suas práticas e atender às necessidades. Por isso, é importante que a família comunique à escola qualquer reclamação ou sugestão de melhoria.Quando a criança recebe incentivo e orientação da família, o trabalho dos professores é facilitado, as relações são mais saudáveis e a aprendizagem é otimizada.Sempre que há um trabalho em conjunto, focado nas metas e nos objetivos de interesse mútuo, os resultados são melhores e beneficiam a todos os envolvidos, de modo que toda a comunidade escolar ganha!

    Como fortalecer a parceria entre família e escola?

    Mesmo reconhecendo a importância dessa parceria, muitas instituições de ensino ainda encontram dificuldades para engajar os pais na rotina e nas atividades escolares.Apesar de ser um desafio, é essencial que o vínculo entre escola e família seja construído em prol do desenvolvimento do estudante. Algumas atitudes que a escola pode adotar para fortalecer essa parceria são:

    Apresentar o projeto pedagógico para a família na escola

    A primeira dica para engajar a família na escola é apresentar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição aos pais dos alunos já no início do ano, bem como as mudanças que aconteceram de um ano letivo para o outro, as atividades que serão desempenhadas, as competências e as habilidades que serão desenvolvidas.Além disso, é fundamental apresentar o espaço da instituição e sua rotina aos familiares para que eles se aproximem da escola. Outro ponto importante é apresentar a equipe pedagógica e demais colaboradores que estarão em contato e participando do dia a dia do estudante.

    Dessa forma, tanto com a apresentação do PPP da escola quanto com a apresentação do espaço e da equipe escolar, os pais de seus alunos ficarão mais tranquilos e poderão tirar dúvidas e alinhar expectativas, princípios e objetivos com a instituição.

Realizar reuniões periódicas com a família na escola

    Uma das principais maneiras de promover a participação da família na escola é realizar reuniões. Esses encontros são fundamentais para criar vínculos, personalizar o atendimento, tirar dúvidas, alinhar expectativas e planejar em conjunto alguns planos de ação para resolver dificuldades ou problemas que envolvem os alunos.Quando a escola estiver traçando algum plano de ação, é importante sempre envolver e escutar a opinião dos pais, pois eles também têm papel importante no desenvolvimento do aluno. Dessa forma, eles se sentirão mais próximos da rotina escolar do filho.


Escutar a família

    É fundamental que a escola ofereça um canal de comunicação para que a família possa, sempre que necessário, dialogar com professores e coordenadores sobre problemas e dificuldades, tirar dúvidas, dar sugestões, entre outros.Essa dica vale também para as reuniões periódicas, mas principalmente para o dia a dia. Quando os pais levam alguma questão para o professor, é importante dar a atenção necessária e escutar de fato o que eles têm a dizer, além de dar uma devolutiva ou, se necessário, convidar os responsáveis para uma reunião.Dessa forma, as relações se estreitam, os pais compreendem seu papel na escola e sentem que têm o apoio e o suporte da instituição para resolver quaisquer questões envolvendo seus filhos.

Comunicação efetiva

    Ter uma comunicação efetiva com os familiares traz, normalmente, bons resultados para o engajamento no ambiente escolar. Nessa comunicação, o primeiro passo é fazer com que os familiares entendam seu papel e sua importância no processo de ensino e aprendizagem.

    Nesse aspecto da comunicação, é fundamental deixar os pais sempre bem informados a respeito da vida escolar dos filhos. Além da agenda, a escola pode utilizar as novas ferramentas disponíveis hoje para dinamizar os canais de comunicação com os responsáveis.

    Algumas sugestões são enviar e-mails mensais com as novidades e as notícias da instituição, utilizar algum aplicativo ou o site da escola para informar aos pais as datas das provas, as notas dos alunos e as atividades previstas, bem como as redes sociais.

Promover eventos escolares

    Dar atenção especial aos eventos escolares pode ser uma ótima forma de engajar a família. Desse modo, a escola pode promover encontros agradáveis para que os responsáveis participem ativamente e tenham a oportunidade de interagir e conversar com a equipe escolar, com outros familiares e demais funcionários da escola.

    Pode ser um evento de Carnaval, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Natal, Feira do Livro, Feira de Ciências ou Festival Cultural. O ideal é planejar atividades que possam ser realizadas em conjunto, de forma que tanto os pais quanto os alunos possam participar, como uma gincana.



Oferecer palestras e workshops

    Além dos eventos escolares, a participação da família na escola se dá também por meio de outros tipos de evento, como palestras e workshops. Que tal trazer temáticas de interesse dos pais em eventos como esse?

    Outra possibilidade é criar momentos de troca de experiências entre as famílias. Você pode fazer uma noite temática ou uma roda de conversa para que eles se integrem e se aproximem da instituição.

    Independentemente do tipo de evento, o essencial é criar momentos para que os pais se aproximem da instituição, de seus colaboradores, dos pais de outras crianças e vejam que na escola eles têm suporte e apoio para o desenvolvimento de seus filhos.

    Como melhorar o relacionamento entre família e Escola?

    A comunicação é o melhor recurso para melhorar o relacionamento entre a família e a escola, e é de responsabilidade da instituição incentivar a participação dos familiares no dia a dia de seus filhos, tanto em relação aos estudos quanto no que diz respeito a outros assuntos, sendo necessária uma gestão da comunicação na instituição.

    A gestão da comunicação escolar está ligada à organização dos fluxos da comunicação, para que exista um bom relacionamento da comunidade escolar. Ela é a parte da gestão escolar responsável pela comunicação da escola com os alunos e seus responsáveis, bem como pela comunicação da instituição com seus colaboradores.

    Quando a comunicação escolar está bem estruturada, ela torna a interlocução entre instituição, colaboradores, pais e alunos mais simples. Dessa forma, a gestão da comunicação escolar garante que toda a comunidade fale a mesma “língua”.

    Ela permite deixar os pais sempre informados a respeito do que acontece na instituição (atividades, eventos etc.), bem como deixá-los a par do calendário escolar, notas, frequência, desempenho, ocorrências e comportamento do aluno.




Algumas formas de otimizar a comunicação com os familiares são:


*Bilhetes na agenda;

*Agenda digital;

*Circulares;

*Reunião de Pais (coletiva e individual);

*Eventos;

*Site institucional;

*Atendimentos via telefone;

*WhatsApp;

*Redes Sociais (Facebook, Instagram etc.);

*Murais na escola;

*Intranet;

*Aplicativos de comunicação;

*Blog da Turma;

*Entre outros.


Fonte: SAE digital. Qual a importância da parceria família e escola?. Disponível em: <https://sae.digital/parceria-familia-e-escola/> Acesso em 11 de Mai. de 2021