5 benefícios do empreendedorismo para crianças

 

    Crianças que possuem contato com empreendedorismo aprendem mais cedo sobre ética no trabalho e valor de dinheiro.

    Se você é empreendedor e tem crianças em casa, saiba que os pequenos podem ter muitos benefícios ao serem envolvidos nas atividades comerciais que você desempenha.

    Por um instante, pense em como você teria se beneficiado por ser exposto ao empreendedorismo desde pequenino. Caso você realmente tenha tido essa oportunidade, pense em como isso catalisou seu desenvolvimento e influenciou no adulto que se tornou hoje.

    Há muito proveito em vivenciar as atividades relacionadas ao empreendedorismo desde a infância, então não hesite em permitir que suas crianças te acompanhem durante seu dia a dia nos negócios.

    Dentre muitas vantagens, neste artigo vamos apresentar algumas que podem gerar grandes resultados no futuro de suas crianças.


    Mais ética no trabalho:

    Não é novidade que as crianças que tem contato com empreendedorismo desde cedo possuem mais ética no desenvolvimento do trabalho. Isto pode acontecer de duas maneiras: primeiro, eles experimentam por si mesmos, seja vendendo doces na escola, cortando grama ou levando os animais de estimação dos vizinhos para passear. Imersos em meio ao trabalho árduo, o aprendizado se torna muito mais intenso e dinâmico. Segundo – e, talvez, mais importante – as crianças absorvem a percepção de ética ao observarem seus pais trabalhando. O poder de influência que os pais, ou adultos de convívio próximo à criança, exercem em seu aprendizado é imensurável. A capacidade de tratar o trabalho duro como um estado normal das coisas é um valor ausente de nossa realidade atual, porém, com a influência dos pais, as crianças poderão reaprende-los.

    Maior valorização do dinheiro: 

    Outro grande benefício de ensinar empreendedorismo para crianças é conscientizá-las do valor do dinheiro. Os pequeninos podem acreditar se você contar a eles que dinheiro nasce em árvores. Mas as crianças que vivenciam de perto a operação de um negócio sabem que isso não é verdade. Dia após dia acompanhando um pequeno negócio, a mensagem que a criança obtém é: se você quer algo, você precisa pensar e trabalhar da melhor forma para conseguir o que deseja.

    Raciocínio criativo: 

    Iniciar e expandir um negócio não é nada simples. Problemas surgem inevitavelmente e é dever do empreendedor resolvê-los para manter seu negócio estruturado e na direção certa. Quando presenciar desafios em seu próprio negócio, em vez de escondê-los de seus filhos você deve expô-los de forma direta e clara. Além de ter a contribuição exclusiva de uma criança, que já possui criatividade nata, você poderá mostrar a ela como utilizar esta habilidade para resolver problemas.

    Aprimoramento de sociabilidade: 

    Algumas crianças são extrovertidas e naturalmente sociáveis, mas a maioria dos pequenos tendem a ser mais tímidos quando precisam interagir com adultos ou pessoas que não estão familiarizados. Em contraponto, a rotina de uma pequena empresa requer interação diária com pessoas desconhecidas. Esse fator proporcionará o desenvolvimento de habilidades interpessoais da criança, o que futuramente poderá torná-lo em um vendedor fora de série.

    Melhor definição de metas:

    Quando o assunto é começar e não terminar algo, as crianças são especialistas. A maioria tem o hábito de iniciar uma atividade e, antes mesmo de chegar ao fim, iniciar outra. No processo de iniciar uma nova aventura até chegar à versão final do produto, uma criança pode ficar entediada e desistir no meio do caminho. Porém, pesquisas mostram que a interação entre pais e filhos ajuda a moldar a socialização acadêmica dos pequeninos.Obtendo essa interação durante a rotina do empreendedorismo com seus pais, a criança pode se tornar mais capaz de traçar conexões entre comportamento atuais e objetivos futuros de forma mais acelerada, dando vantagem ao seu filho.

    À medida que crescem, você pode dar a eles mais responsabilidades e até mesmo prepará-los para ajudá-lo no andamento do empreendimento. A melhor experiência que você pode oferecer aos seus filhos é simplesmente permitir que eles também vivenciem as atividades que você lida diariamente. Isso deixará suas crianças a um passo a frente das demais que não tiveram a mesma chance.

    Ensine às crianças sobre empreendedorismo e eles te deixarão orgulhoso.


Fonte do texto: Cavalcanti, Lyssa. Site administradores.com. 5 benefícios do empreendedorismo para crianças. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/5-beneficios-do-empreendedorismo-para-criancas> Acesso em 07 de Mai. de 2021