Modelo Híbrido de Educação na prática

    
    Já que tendência educacional do século XXI é utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem, nada mais oportuno que mesclar aulas on-line e off-line. Sendo assim, para inovar o modelo tradicional de ensino através da integração entre tecnologia e educação, novas metodologias surgiram para estimular o protagonismo dos alunos no próprio processo de aprendizagem. Entretanto, o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem por si só não é eficaz e não pode substituir totalmente o modelo tradicional de ensino, sendo então preciso combinar as duas coisas. É aí que entra o modelo híbrido de educação.





    O que é um Modelo de Ensino Híbrido de Educação?
O modelo híbrido de educação é uma metodologia de ensino que combina a aprendizagem presencial e remota, em que o aluno estuda on-line, em casa, e na escola, assistindo às aulas e interagindo com os colegas e com o professor. Estudar de forma remota permite que o aluno utilize recursos digitais para aprender, estimulando a cultura digital e tendo maior autonomia de como, quando, onde ou com quem quer estudar.




É fundamental promover a cultura digital na escola, pois é uma das competências gerais da BNCC, para que o estudante possa “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”. Além disso, tem o suporte das aulas presenciais para consolidar a aprendizagem, com aulas expositivas, discussão com os colegas e com o professor, tirando dúvidas e realizando atividades.

O objetivo dessa metodologia é que os dois modelos se complementem, tornando a aprendizagem mais eficaz, motivadora e personalizada, assim como mais dinâmicas as atividades escolares, pois permite duas formas de aprender o mesmo assunto e oferece mais possibilidades de realizar a mesma tarefa, estimulando a participação ativa dos estudantes na construção do próprio conhecimento, já que eles precisam buscar de maneira autônoma a matéria proposta e complementar o que foi dado na escola.

O ensino híbrido também permite aplicar as metodologias ativas, que propõem a participação ativa do aluno no próprio processo de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento da autonomia e das competências socioemocionais.


As técnicas que contemplem o método ativo e que podem ser utilizadas no modelo híbrido de educação são:

Ludicidade: com brincadeiras, dinâmicas e jogos, propor atividades que promovam a aprendizagem e a participação enquanto os alunos se divertem, favorecendo seu interesse no conhecimento e absorção do conteúdo.

Protagonismo: o professor atua como mediador da aprendizagem para que o aluno busque o conhecimento sob sua orientação, tornando o processo igualitário ao construírem juntos o saber.

Debate: propor discussões sobre as leituras realizadas entre a turma para expor o que foi aprendido, estimulando a oratória e a empatia ao tornar mais dinâmico o aprendizado.

Estudos de caso: com base em um caso específico, a ideia é interpretá-lo e testar na prática as questões envolvidas para elaborar uma maior compreensão e uma conclusão a partir de várias ideias.

Pesquisas de campo: obter informações e analisá-las de forma crítica, entrando em contato direto com o objeto de estudo, por exemplo, ir a museus, parques, instituições, entre outros
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Estudos em grupo: permitem a colaboração e a construção do conhecimento a partir de ideias diferentes, proporcionando a interação entre os alunos com uma atividade mais dinâmica e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Projetos: desenvolver projetos de modo a encontrar soluções para um problema específico, estimulando os alunos a buscarem por si mesmos o conhecimento necessário.

Tecnologia: utilizar recursos tecnológicos para complementar e facilitar todas as modalidades de atividades.

Essa modalidade de estudo também estimula as habilidades do futuro, como o desenvolvimento do pensamento crítico, pois possibilita um acesso mais amplo ao conteúdo e estabelece uma conexão entre a teoria e a prática.

Vantagens do Ensino Híbrido
As vantagens do modelo híbrido de educação incluem:

A mudança na rotina dos estudos.
Autonomia dos alunos sobre o próprio aprendizado.
Aproximação com a realidade social.
Personalização do ensino.
A relevância de adotar essa metodologia de aprendizagem deve-se ao fato de se enquadrar no conceito de escolas inovadoras e nas habilidades do futuro esperadas pelo mercado de trabalho, pois sua abordagem ativa estimula o desenvolvimento integral dos estudantes.



Modelos de Ensino Híbrido
Algumas das possibilidades de combinar o ensino presencial e remoto são:

Rotação: propõe estudar uma mesma disciplina ou tema específico ora através de plataformas digitais, ora realizando projetos em grupo, e dividir e alternar a turma entre quem estuda na modalidade virtual ou presencial.

Sala de aula invertida: utilizar o conhecimento prévio do aluno obtido por meio digital para discutir em sala de aula o tema estudado e compartilhar com os colegas e o professor.

Flex: permite que o estudante aprenda através de recursos digitais com maior autonomia, mas tendo o professor disponível para tirar dúvidas sempre que precisar.

Laboratório on-line: disponibiliza o curso inteiro em plataforma digital, mas em um ambiente físico, pois assim os alunos estudam no laboratório e também assistem às aulas tradicionais.

O que é o trinômio on-school, on-line e on-time?
O modelo híbrido de educação permite diferentes modalidades de atividades e de formas de aprender, de modo que todas interagem entre si e se complementam para melhorar a aprendizagem dos alunos. As modalidades que configuram o ensino híbrido são:

On-school: refere-se ao que o aluno faz no espaço da escola, na interação entre professores e colegas nas aulas presenciais.

On-line: são as atividades que o aluno faz com a escola, em tempo real, porém com o uso de tecnologias de forma síncrona, como nas aulas on-line.

On-time: o que aluno faz além da escola, de modo autônomo e personalizado conforme seu interesse, no tempo e espaço que escolher, fazendo uso da tecnologia de forma assíncrona.

Fonte do texto: Blog SAE digital. Modelo Híbrido de Educação na prática. Disponível em: <https://sae.digital/modelo-hibrido-de-educacao-na-pratica/> Acesso em 12 de Abr. de 2021