Dia Internacional da Mulher- 10 mulheres brasileiras que fizeram história

 




O empoderamento feminino não é uma moda. Ele veio para ficar, e nos próximos anos cada vez mais mulheres vão ocupar posição de destaque. Mas se hoje isso é possível, devemos agradecer a todas aquelas que ao longo da história enfrentaram e derrubaram barreiras. Claro que ainda há muito a ser feito, porém não podemos negar os avanços nem deixar de celebrar quem veio antes de nós.

Por isso o post de hoje é muito especial e feito com muito amor para você se inspirar em mulheres brasileiras extraordinárias que fizerem história!

Inspiração: 10 mulheres brasileiras que fizeram história

Dandara:

O Brasil foi o principal destino do tráfico de escravos durante a história moderna. O número de negros que desembarcaram no país à força é estimado em 4,9 milhões. O Quilombo dos Palmares, o maior marco nacional na resistência ao escravismo teve como um de suas lideranças Dandara.

Dandara se juntou ainda menina ao quilombo e se tornaria mulher de Zumbi, o líder de Palmares. Participando ativamente da elaboração de estratégias, Dandara era contra acordos com o governo, e, apaixonado por sua liberdade, tirou a própria vida quando capturada.

Enedina Alves Marques:

Se ainda hoje existe o estereótipo de que mulheres não são boas na área de exatas, na década de 1940 a situação era ainda pior. Enedina Alves Marques enfrentou não apenas o machismo como também o racismo para se tornar a primeira mulher negra do Brasil a se formar em engenheira e a primeira a concluir um curso na Universidade Federal do Paraná. Após a formatura, trabalhou no Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica do Paraná, contribuindo em projetos importantes.

Carlota Pereira de Queirós:

Carlota Pereira de Queirós nasceu em uma tradicional família paulistana e ao longo de sua vida quebrou barreiras importantes. Desafiando a vontade da família, deixou a carreira de professora para se formar em medicina na USP em 1926. Durante a guerra civil de 1932, organizou um grupo de 700 mulheres para prestar assistência aos feridos, onde tomou gosto pela política e pela democracia. No ano seguinte Carlota se tornou a primeira deputada do Brasil, ao vencer uma eleição apoiada por cerca 14 associações femininas de São Paulo.

Chiquinha Gonzaga:

Chiquinha Gonzaga é uma das maiores musicistas da história do Brasil, sendo a primeira mulher a reger uma orquestra no país e contando com mais de 2 mil composições. Neta de escravos, Chiquinha foi obrigada a se casar aos 16 anos. Após se revoltar com os maus-tratos do marido, saiu de casa e entrou de cabeça na música. Em uma época em que mulheres musicistas não eram bem vistas, fez seu nome e se tornou um dos principais expoentes do país.

Além de chocar a sociedade com a sua visão sobre relacionamentos e liberdade feminina, Chiquinha Gonzaga foi uma defensora da abolição e pelo fim da monarquia.

Raimunda Putani Yawnawá:

Nascida na tribo Yawnawá, na Terra Indígena do Rio Gregório, Acre, Raimunda Putani Yawnawá foi a primeira mulher de sua tribo, junto com sua irmã, a se oferecer para o treinamento de pajé. Elas passaram 1 ano isoladas comendo alimentos crus e sem poder beber água, apenas um liquido a base de milho. Desta forma puderam fazer o juramente a planta Rarê Muka, sagrada em sua cultura por abrir a mente para o conhecimento e a cura.

Hoje Raimunda é uma espécie de embaixadora da cultura Yawnawá, recebendo homenagens do poder legislativo por seu trabalho com seu povo.

Elza Soares:

Elza Soares é uma das maiores cantoras do Brasil, com uma voz incomparável e poderosa.Mas não é só isso. Elza é uma sobrevivente. Sua história de vida é marcada por tragédias e muita, mas muita, resistência. A cantora se tornou um símbolo para os jovens que hoje lutam pelo fim do machismo e do racismo, com uma obra marcada pela força do discurso.

Tarsila do Amaral:

O que seria do modernismo brasileiro sem Tarsila do Amaral? Difícil dizer, já que não faltaram nomes brilhantes no movimento que sacudiu a arte nacional na década de 1920. Tarsila, porém, era diferenciada e sua rica e obra é a prova disso.

Nascida em Capivari em uma família de cafeicultores, estudou arte em Paris antes de se juntar ao grupo modernista de Anita Malfatti, Oswald e Mario de Andrade e Menoti del Picchia. Referência nas artes, sua tela mais conhecida, “Abaporou”, é a obra mais valiosa de um artista brasileiro.

Zuzu Angel:

Zuzu Angel foi uma das primeiras estilistas a trazer brasilidade para suas peças e sua trajetória no mundo da moda por si só já seria motivo de inspiração. Seu nome, porém, ficou famoso por ter desafiado e denunciado a ditadura militar brasileira. Seu filho foi capturado, torturado e assassinado pelo regime, levando a estilista a uma incansável busca pelo direito de encontrar seu corpo. Zuzu levou seu protesto às passarelas, procurando chamar a atenção do mundo para o que se passava por aqui. Infelizmente ela faleceu sem saber o destino de seu filho.

Marta:

A rainha Marta dispensa apresentações, sendo o maior nome do futebol feminino de todos os tempos, ostentando recordes invejáveis. Além de ter vencido o troféu de melhor jogadora do mundo pela FIFA 6 vezes, em 2019 se tornou a maior goleadora da história das Copas do Mundo.

A craque ainda se destaca na luta pelo reconhecimento do esporte, realizando campanhas para exigir equiparação de tratamento com a modalidade masculina. Com seu desempenho em campo e atitudes fora dele a maranhense é uma das maiores inspirações para as mulheres do Brasil na atualidade.

Maria da Penha:

O nome de Maria da Penha infelizmente ficou conhecido após ficar paraplégica devido as agressões de seu marido. Maria transformou a dor em força e se tornou uma das maiores militantes em defesa dos direitos das mulheres e de proteção as vitimas de violência doméstica. Seu esforço resultou na aprovação da Lei que leva seu nome em 2006. A Lei Maria da Penha tem por objetivo proteger as vítimas e aumentar a punição aos agressores.

Mesmo com suas deficiências, a lei é hoje um dos maiores trunfos para as mulheres em situação de violência. Maria continua sua militância sendo uma referência nacional.

Fonte: Studio Pipoca.10 mulheres brasileiras que fizeram história. Disponível em: https://studiopipoca.com/blogs/novidades/10-mulheres-brasileiras-que-fizeram-historia. Acesso em 09 de Abr. de 2021