Projeto Escadão

 Quando pensamos em uma escola – organizada e articulada – que possa sobreviver e coexistir no atual cenário do  século 21, entendemos que ela precise ganhar um movimento novo. Esse processo precisa acontecer dentro e fora da sala de aula, transcendendo inclusive seus próprios muros. É algo desafiador para muitas escolas, mas inevitável para o presente e futuro da Educação.

A escola está inserida em uma comunidade e faz parte dela. Como tal, precisa criar mecanismos de parcerias e de diálogo produtivo, em que cada uma compreenda o seu papel a as suas responsabilidades. Ouvimos muito que uma boa aula é aquela que também ganha algum significado fora do espaço escolar, transformando uma vida toda ou partes importantes dela. Essa aula “especial” tende a frutificar na comunidade em que o aluno está inserido, respeitando assim a história e a cultura local, mas também possibilitando novos olhares e novas possibilidades.

O que une essa parceria?

A ideia de uma escola fechada em seus princípios e distante da comunidade da qual ela faz parte, não é concebida mais. Isso acontece porque as duas estão intrinsecamente ligadas por um elo forte e dinâmico: gente!

Entendemos que trabalhar na construção de uma relação positiva com a comunidade do entorno é muito importante para o desenvolvimento da escola e dos próprios alunos. Isso acontece quando escola e comunidade coexistem em um processo de harmonia e respeito em que as duas se encontram de peito aberto para construir juntas. Nesse movimento, uma pode ser o apoio da outra. Permitir que escola e comunidade percorram caminhos distintos, pode prejudicar (e até romper) laços importantes e a possibilidade de encontrar um parceiro produtivo e significativo no território.

Fonte: Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2175/escola-e-comunidade-9-acoes-para-comecar-uma-boa-parceria. Acesso em 14 de Out. de 2020




Você conhece o nosso projeto Escadão?

É um trabalho em prol da comunidade.

Na ação de ontem as plantas doadas pela Sub prefeitura, foram adotadas.

As madrinhas irão zelar e cuidar das mesmas. Com carinho e cuidado, certeza que ficarão lindas!