Estudos online: dicas de como organizar o espaço e material do seu filho

 Depois do susto de início da pandemia e mudança de rotina de estudos, é hora de montar um espaço especialmente para isso. Veja dicas práticas de como ajudar seu filho a organizar o material escolar e o momento de aprendizagem.

A pandemia do novo coronavírus deu um susto nas famílias quando o assunto é organização para trabalhar e estudar em casa. Afinal, os espaços que antes eram usados por pouco tempo diariamente passaram a ser o lugar em que pais e filhos passam muito (muito) tempo do dia.


Adaptar o home office e as aulas online não foi fácil no começo, mas aos poucos a organização e o entendimento de que é preciso um lugar que estimule a concentração foi aparecendo e ficando, principalmente quando falamos de EAD. Depois de arrumar um lugar, fisicamente falando, que seja agradável e bom para os estudos, é hora de colocar em prática artifícios que tornem os estudos mais fáceis.

O primeiro passo é simples, mas necessário: pais e filhos precisam trabalhar juntos para isso acontecer! “Muitas vezes isso passa despercebido, mas é importante que a família evite realizar atividades que façam muito barulho durante o horário de estudos“, explica Juliana Rett, marketing manager da STAEDTLER Brasil. Ela deu dicas de como manter tudo organizado e tornar esse momento mais tranquilo e eficaz, olha só:

Tudo no lugar
“Quem nunca desistiu de estudar um assunto por não conseguir encontrar o livro, que atire a primeira pedra!”. Além da organização mental e colaboração da família, ter tudo no lugar é fundamental para a hora dos estudos. “Crie um espaço exclusivo para livros, canetas, cadernos e anotações”, aconselha Juliana. Assim, quando seu filho começar a estudar, vai encontrar os materiais facilmente. Ah, quando acabar, tudo volta para onde estava antes.

Fórmula mágica?
A gente bem que queria, mas não existe uma fórmula mágica. Mas ter uma rotina faz toda a diferença para o processo de aprendizagem. Além do horário fixo para isso, o local de estudos também é importante! “Muitas pessoas associam o conteúdo aprendido ao lugar em que estudam, então dê preferência para locais mais reservados e que favoreçam a concentração”.

Up nos estudos

Independente da maneira como seu filho anota o conteúdo aprendido em aula, ele precisa estar claro e ser objetivo para facilitar o momento de leitura. “As cores são grandes aliadas nesse processo porque garantem uma visão ampliada do que está sendo estudado”, Juliana completa. Ou seja: é permitido usar e abusar da criatividade e lançar mão de marcadores de textos, post-its e canetas coloridas para ampliar o entendimento do seu filho sobre o assunto.


Mão na massa!

Hora de colocar todas as dicas em prática! Como os materiais de estudo fazem toda a diferença para que a rotina seja mais divertida, simples e assertiva, listamos alguns produtos que não podem faltar no material escolar do seu filho.

* Já que as cores vão ajudar na hora de estudar, esse kit de marca texto é uma mão na roda! 

* O estojo é mais que necessário para colocar todos os materiais juntos. Ele pode ser maior ou menor, liso ou com estampas divertidas.

*Básico e muito necessário! O caderno vai concentrar as anotações mais importantes e é bacana ter um para cada matéria (ou separar a mesma quantidade de páginas para cada assunto estudado).

*Para quem é do time de escrever ao invés de digitar, usar lapiseira é sempre uma mão na roda.

*Bloco de anotação é tudo de bom quando o assunto é organizar os estudos.

*Depois de separar todos esses materiais para organizar os estudos e dar um power na hora da aprendizagem, é muito importante ter onde colocar todos eles! Arrumar uma bancada é bem funcional.

Fonte: MALAVOLTA, Cecília.Revista Pais&Filhos.Estudos online: dicas de como organizar o espaço e material do seu filho.Disponível em: https://paisefilhos.uol.com.br/familia/estudos-online-dicas-de-como-organizar-o-espaco-e-material-do-seu-filho/. Acesso em 15 de Out. de 2020