Desenvolvimento da linguagem: a criança precisa ser estimulada

     Os pais, além de serem modelos para os filhos, são responsáveis por oferecer os caminhos para que eles descubram o mundo por si só. A fonoaudióloga Tatiane Lettieri Conte deu algumas dicas sobre o assunto.

    A comunicação vai muito além do ato de falar e ouvir. Há muitas formas da criança perceber o mundo e é desde o nascimento que ela começa a aprender, a partir do exemplo. Por isso, antes de tudo, os pais precisam entender a diferença entre fala e linguagem. Fala diz respeito aos sons (que as cordas vocais produzem), já a linguagem é algo mais amplo. De acordo com a fonoaudióloga Tatiane Lettieri Conte, mãe de Isabella, diz respeito a todos os tipos de comunicação, de troca de informação, sejam verbais ou não verbais.


Embora não se tratem de sinônimos, a especialista reforça que precisam acontecer juntas sempre. “A fala se refere ao movimento da boca, já a linguagem ao significado das coisas e as crianças precisam nomear as coisas com significado”, justifica. 

Comece agora!
“Para seu filho se comunicar bem, você precisa oferecer os estímulos adequados”, pontua Tatiane. Ela conta que uma boa maneira de estimular a criança é justamente que os pais façam perguntas, para que ela consiga acessar e processar a informação, e permitindo que se expresse a seu modo. Mas atenção, o objetivo não é pressionar, muito pelo contrário, respeite o tempo do seu filho. Outras alternativas interessantes são brincar com outras crianças, a terra e animais ou até que os pais narrem o mundo para que exercitem a audição.

Como é importante de frisar, as crianças têm os pais como modelo, então para permitir que seu filho explore a linguagem, é necessário dar o exemplo e liberdade. “É essencial permitir isso, já que nesse período acontece o desenvolvimento cognitivo, emocional e social”, completa. A partir do momento em que a criança domina a linguagem passa de um sujeito passivo para ativo, e essa é uma transformação determinante para seguir ao longo de toda a vida.

Etapas do desenvolvimento de linguagem

0 – 3 meses: produz sons (choro, barulho)

4 – 6 meses: já faz a discriminação dos sons (as expressões faciais, produção das vogais, balbucia)

7 – 9 meses: aponta os objetos e fala algumas sílabas da maneira dela

10 – 12 meses: fala as primeiras palavras

12 – 18 meses: consegue produzir palavras e até frases com 2 palavras

2 anos: já faz frases com três palavras

3 anos: consegue colocar artigos e preposições

4 anos: já completa toda inteligibilidade, tem um vocabulário fechado


Atrasos na linguagem

Tatiane diz que o atraso na linguagem acontece quando essas conquistas acontecem de forma mais tarde que o habitual. A fonoaudióloga informa que uma causa muito comum para isso é a superproteção dos pais. Na intenção de ajudar os filhos, acabam oferecendo o que eles querem antes que possam indicar por si só, seja através da fala oral ou gestual. Os problemas que mais aparecem em relação à linguagem são gagueira, autismo e fala infantilizada. “Nem sempre o atraso significa que a criança tem alguma doença, mas é fundamental fazer uma investigação”, opina.

A nova rotina a partir da pandemia pode, sim, afetar o desenvolvimento da linguagem. “Uma criança sem estímulo por 6 meses é muita coisa!”, acrescenta. Por isso, sugere que os pais continuem estimulando a fala, evitem passar o estresse que sentem, brinquem muito, cantem, e façam atividades para incentivar a visão e audição, como escutar o barulho do carro passando na rua.

Fonte: Serra, Yulia. Revista Pais&Filhos.Desenvolvimento da linguagem: a criança precisa ser estimulada. Disponível em: https://paisefilhos.uol.com.br/familia/desenvolvimento-da-linguagem-a-crianca-precisa-ser-estimulada/. Acesso em: 07 de Out. de 2020