5 maneiras simples de educar uma criança ecologicamente correta

 Você provavelmente já sabe da importância da preservação para o futuro do nosso planeta. Mas é preciso agir e garantir que seus filhos também construam um mundo mais sustentável. Aqui vão algumas dicas.

Muito se fala sobre a importância de nos atentarmos a nossas ações para criar um mundo mais sustentável e melhor para o futuro. Apesar de boa parte das mudanças acontecerem em níveis mais altos, envolvendo governos e indústrias, você, como mãe ou pai, pode começar a construir um futuro melhor e mais ecológico dentro da sua casa, pela educação e exemplos que dá ao seus filhos.

Você não precisa se sentar com seus filhos para dar um sermão sobre as mudanças climáticas. Fazer algumas mudanças no estilo de vida, envolver seus filhos no processo e permitir que eles sejam bons administradores ambientais é uma contribuição significativa. Aqui estão algumas ideias para você começar:

Comece reciclando

Tudo bem, a gente sabe que reciclar pode ser confuso. O que vai no lixo? O que não pode ser reciclado? Mesmo os adultos às vezes lutam para compreender as nuances. Mas, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), nós, humanos, produzimos cerca de 2kgs de lixo por pessoa por dia. Isso é mais de 725kgs por ano. Alguma coisa precisa mudar e essa mudança pode acontecer na sua casa.

O primeiro passo é se informar. Com a internet, reunir conhecimento sobre o que pode ou não ser reciclado não é tão difícil assim. Ficou na dúvida na hora de jogar fora? Basta dar uma simples pesquisada, usando alguns minutos que podem te ajudar a contribuir com o planeta. Se seus filhos já tiverem idade o suficiente, eles podem te ajudar com essas pesquisas sempre que a dúvida aparecer. Caso eles forem menores, você também pode convidá-los a fazer cartazes ou pequenos cartões com informações do que pode ou não reciclar.

Vários filhos? Transforme alguém no “Monitor de Reciclagem” por um mês e faça a rotação de membros da família para que todos tenham a chance de estar no comando. Você vai mostrar aos seus filhos que não só a reciclagem é importante, mas também a responsabilidade de todos.

Crie uma campanha de “luzes apagadas”


A iluminação se tornou muito mais eficiente com o passar dos anos. Lâmpadas incandescentes, que já foram a norma, queimavam muita energia na época em que seus pais andavam pela casa apagando as luzes enquanto murmuravam algo sobre não trabalhar para a maldita empresa elétrica.

Mas só porque estamos usando iluminação fluorescente e LED atualmente não significa que não devemos estar conscientes sobre nosso consumo de energia. E incentivar seus filhos a estarem cientes do uso de energia pode ajudá-los a serem consumidores de energia responsáveis ​no futuro. Para isso, é preciso colocar na rotina deles o hábito de apagar não só as luzes, mas como desligar outros equipamentos, como computadores fora de uso, televisões e qualquer outra coisa que consuma energia. O planeta vai agradecer e sua conta também!

Entre na compostagem de minhocas
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, nós, humanos, desperdiçamos 30% de nossa comida globalmente, e essa comida desperdiçada é responsável por 8% do total das emissões globais de gases de efeito estufa, gases responsáveis ​​pela mudança climática. Para contribuir para que esse número caia, você pode começar usar a compostagem na sua casa.

Na compostagem de minhocas, esses animais são utilizados para transformar resíduos orgânicos em compostos, em vez de enviá-los para a terra. Ou seja: seus restos de alimentos, em vez de lixo, se transformam em adubo para plantas! Existem milhares de vídeos, recursos online e produtos (incluindo minhocas à venda) para ajudar sua família a começar a fazer compostagem de minhocas. Além de ajudar o meio ambiente, as crianças vão adorar saber que criam algumas minhocas dentro de casa!

Envolva seus filhos na compra de alimentos



Conte com a ajuda de seus filhos para planejar suas refeições e fazer uma lista de compras para que você possa obter tudo o que precisa para a semana em apenas uma ida ao supermercado. A menos que você tenha um carro totalmente elétrico ou caminhe ou ande de bicicleta (nesse caso, vá quantas vezes precisar!). Assim, você consumirá menos gasolina. E quando você não estiver com pressa, poderá escolher os produtos com mais cuidado. Peça ajuda a seus filhos para fazer sua lista de compras e incentive-os a escolher alimentos frescos – como frutas, vegetais, carnes e frutos do mar – em vez de itens embalados.

Além disso, tente incentivar as crianças a consumir a menor quantidade de plástico possível. Você pode transformar isso em um desafio: vocês precisam comprar toda a comida para a semana usando apenas 10 embalagens que contém plástico. Para conseguir esse feito, opte por produtos cujas embalagens venham em latas, papel ou vidro.

Explore a ciência
As crianças tendem a ser naturalmente fascinadas pela ciência. Use isso! Se seu filho gostar de observar as nuvens, por exemplo, você pode procurar vídeos que expliquem como funciona a formação das nuvens e explicar para ele como a poluição afeta nesse processo. Claro, não esqueça de incentivá-lo a encontrar formas de ajudar com o planeta e fazer com que os efeitos negativos dos processos que ele tanto gosta de observar diminua. Os experimentos práticos também são bem-vindos!

Fonte: LEITE, Helena. Revista Pais&Filhos. 5 maneiras simples de educar uma criança ecologicamente correta. Disponível em: https://paisefilhos.uol.com.br/familia/5-maneiras-simples-de-educar-uma-crianca-ecologicamente-correta/. Acesso em 19 de Out. de 2020