5 formas de incentivar a criatividade do seu filho dentro de casa

 Sara Annapolen, mãe de duas filhas, artista residente em Nova York e fundadora de uma coleção de roupas trouxe algumas sugestões para estimular a criação na quarentena.

Exercitar a criatividade das crianças é extremamente importante para o desenvolvimento delas. Durante o isolamento social e o maior apego às telas, esse exercício pode ter diminuído. Pensando nisso, Sara Annapolen, mãe de duas filhas, artista residente em Nova York, trouxe 5 dicas para que você consiga explorar a criatividade do seu filho dentro de casa.


“Ser criativo é saudável para nossas mentes e nossos corações. Criar arte sem limites e perfeição é uma ótima maneira de se relacionar com seus filhos. Ele permite que você testemunhe sua liberdade de expressão e você será incentivado a se soltar também!”, incentiva ela.

Aqui estão cinco maneiras de pensar fora da caixa e criar arte em casa:

Pinte com a Natureza
Se você pode pintar com pincéis, pode pintar com peônias. Isso funcionará com qualquer flor do jardim ou da loja – basta usar o caule como o cabo e as pétalas como o pincel. Despeje sua tinta em pratos de papel – se você puder colocar uma cor em cada um, o resultado fica melhor. Segure a flor e comece a pintar.

Dica profissional: você pode vestir as crianças com uma bata, avental ou roupas que você não se importa que sujem. As coisas podem ficar complicadas quando há tinta envolvida.


Divirta-se pintando com os pés
Estenda um grande papel branco em uma área externa ou no chão da cozinha. Despeje a tinta em bandejas e deixe as crianças usarem os pés para pintar. Pense em pintar com os dedos, mas com os dedos dos pés. Lembre-se de que pode ficar escorregadio, o que as crianças adoram, mas você deve ficar de olho em qualquer possível escorregão. Além disso, mantenha toalhas de papel úmidas à mão para uma limpeza organizada.


Desperte a alegria com a “Carta do Dia”
Use a “Carta do Dia” para fazer fluir a criatividade. Dê ao seu filho um tema por dia. Enquanto você estiver trabalhando, ele pode ficar ao seu lado, produzindo a carta do dia. Para entrar ainda mais no tema do dia, você pode escolher livros e filmes que se relacionam com ele. Por exemplo: escolha um dia para usar o tema Espaço Sideral. Leia um livro ou coloque um filme relacionado ao tema para as crianças se inspirarem e depois deixe-as usar a criatividade para fazer o cartão!

Traga cor para a cozinha
Se as restrições alimentares não são um problema em sua família, o corante alimentar é uma ótima maneira de experimentar a mistura de cores e aprender a roda cromática. E o que é melhor do que arte comestível? Isso é muito divertido com cobertura de baunilha. Separe um recipiente de cobertura em várias tigelas. Brinque com o corante alimentício, jogando diferentes proporções na cobertura. Tenha biscoitos à mão para decorar assim que conseguir o arco-íris perfeito.

Crie o seu museu de arte
Certifique-se de que toda a arte que você criou fique pendurada na parede, onde seja visível para as crianças. Ver você enaltecer o trabalho deixa as crianças ainda mais orgulhosas das realizações. Sua casa se torna um lar e também incentiva futuros projetos de arte.

Dica profissional: mude sua galeria a cada poucos meses para mantê-la interessante e sazonal!

Fonte: LEITE, Helena. Revista Pais&Filhos.5 formas de incentivar a criatividade do seu filho dentro de casa. Disponível em: https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/5-formas-de-incentivar-a-criatividade-do-seu-filho-dentro-de-casa/. Acesso em 27 de Out. de 2020