Hora da leitura: 5 opções de livros com ensinamentos importantes para o seu filho


 Confira uma seleção de livros para pais e filhos feita a dedo, com muito carinho e cuidado. Para completar, tem uma indicação da nossa colunista que é fera no assunto e comanda a seção no nosso Instagram.

Ler para o seu filho ajuda na imaginação, aprendizado e criatividade. Os livros são um portal para levar as crianças para outro universo, cheio de aventuras, diversão e o mais importante: ensinamentos importantes. Pensando nisso separamos alguns livros que seu filho não pode deixar de ler. Confira:



Prisioneiros da geografia para jovens leitores | Tim Mashal | Editora Pequena Zahar

Esse livro é perfeito para quem está procurando por uma obra cheia de curiosidades sobre o mundo. Com ilustrações, que tornam o entendimento muito mais fácil e divertido, o best-seller mostra 12 mapas, que explicam de que maneira a geografia influenciou nas guerras, conquistas de territórios, crescimento dos países e até mesmo o porquê de algumas regiões do mundo se desenvolverem mais que outras.Ele alimenta a curiosidade das crianças e é o pontapé inicial sobre assuntos que vão fazer parte da formação acadêmica.


O Pequeno Príncipe Preto | Rodrigo França | Editora Nova Fronteira

Em um minúsculo planeta, que ninguém jamais ouviu falar, vive um pequeno Príncipe Preto, que tem como sua única companhia uma antiga árvore de Baobá. Ele viaja para diversos outros planetas e tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo. No conto, o menino aprende diversos valores sobre ancestralidade e a importância da nossa história e raízes que formamos. “Juntos e juntas, todos ganhamos”, é o lema do menino, que vai passar todos os ensinamentos sobre laços e empatia para as crianças.


Pode Chorar, Coração, Mas Fique Inteiro | Caetano Galindo, Charlotte Pardi e Glenn Ringtved | Companhia das Letras

Indicado para crianças acima de 6 anos, o livro aborda de maneira delicada e aberta, uma questão que se torna muito difícil de conversar: a morte. O livro conta a história de quatro crianças que recebem a visita da Morte, na casa da avó delas. Essa figura, que em um primeiro momento pode ser assustadora até para os adultos, chega e ensina a beleza das fases da vida e como podemos aproveitar o tempo com quem amamos. Diz sobre guardar os bons momentos, já que as perdas são inevitáveis.


O Cocô Amigo | Mauren Veras | Much Editora

O desfralde tem sido uma luta na sua casa? Então esse livro vai te ajudar! Ele mostra de um jeito lúdico para as crianças a importância da relação com o corpo e de quebra rompe o medo do vaso sanitário. Perfeito para essa fase de transição, a história oferece um outro olhar sobre esse “amigo diferente”, que é visto com tanto tabu, e deixa os pequenos mais confortáveis sobre o assunto. Além de introduzir o tema, incentiva seu filho a falar o que pensa, sendo positivo para todo mundo.


Uma Pergunta Tão Delicada | Leen van den Berg | Editora Pulo do Gato

Com ilustrações que transbordam magia, o livro “Uma Pergunta Tão Delicada”, foi feito para abordar de uma forma lúdica e poética o amor e os sentimentos. É uma leitura gostosa, sobre uma reunião na floresta, onde os animais e até mesmo princesas e o sol, debatem sobre a pergunta: “Como você sabe se está apaixonado por alguém?”. O mar explica que sabe que ama o vento, pois sempre pode contar com ele para formar as ondas. Já a pedra afirma que seu amor, traz aconchego. Com diversos exemplos e desenhos, para deixar a imaginação viajar, esse livro traz uma reflexão sobre todas as diferentes formas de amar. Além disso, ele trabalha o assunto com muitas metáforas e palavras com duplo sentido, que vão fazer até os adultos repensarem sobre o jeito que classificam os sentimentos.

Fonte: Redação Pais&Filhos. Revista Pais&Filhos.Hora da leitura: 5 opções de livros com ensinamentos importantes para o seu filho. Disponível em: https://paisefilhos.uol.com.br/familia/hora-da-leitura-5-opcoes-de-livros-com-ensinamentos-importantes-para-o-seu-filho/. Acesso em 01 de Set. de 2020