PROJETO REVITALIZAÇÃO ESCADÃO




A iniciativa partiu do Colégio ao acompanhar as péssimas condições do escadão, o mesmo estava virando um deposito de entulhos. Por várias vezes vi crianças dando a volta, pois a escada estava em situação deplorável.
O colégio Almeida Santos - Colégio Almeida Santos está localizado na Rua Bartolomeu dos Santos, 19, 201 e 203 -  Chácara Santana -  São Paulo – SP. Pertencente à zona sul da grande São Paulo e está inserido na região do Jardim São Luiz, que em 1996 foi considerado pela (ONU) o bairro mais violento do planeta. Em 2006 a fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), publicou que entre 2000 e 2004, a taxa de homicídios por 100 mil habilitantes caiu mais de 45%, ou seja, de 118,31 passou para 64,5.
A instituição atende famílias da classe “C 02”, a nossa proposta visa além da formação integral do aluno, desenvolver um trabalho com a comunidade na qual estamos inseridos. Valorizando e incentivando a participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem do aluno, construindo assim uma relação de troca entre Família-Escola. Buscamos criar um ambiente de criatividade e segurança onde o aluno, através de suas experiências significativas, possa expressar seus pensamentos, sua imaginação e criatividade.

O colégio inserido dentro deste cenário tem uma função agregadora no que diz respeito a participação juntamente com os moradores através de ações que são promovidas com a finalidade de trazer a família próximo ao colégio.
O Colégio Almeida Santos foi um grande parceiro na ação de desarmamento infantil realizada no M`Boi Mirim em abril de 2011. Naquela oportunidade, o Colégio sensibilizou seus alunos para a desvalorização das armas, engajou-os na sensibilização de outros públicos da região – como os comerciantes locais- e recolheu mais de 130 armas de brinquedo.” (Fonte: https://desarmasp.wordpress.com/2011/09/05/colegio-almeida-santos-abordara-desarmamento-em-seu-desfile-da-independencia/).
Esta foi uma das várias ações promovidas pelo colégio buscando a integração da comunidade.
A revitalização do escadão é uma intenção antiga que agora estamos tendo a oportunidade de colocar no papel.
Nosso projeto foi feito com base na necessidade de um local agradável e seguro para locomoção a pé. Tendo em vista que o escadão localizado na Rua: Bartolomeu dos Santos serve de acesso à Rua: João de Santana, local de acesso para transporte coletivo além e ser um canal de locomoção para alunos de quatro escolas do entorno:
    ü  EMEF Mauro Faccio Gonçalves Zacaria;
    ü  EMEF Mário Moura e Albuquerque, Bel;
    ü  EE Monsenhor João Batista de Carvalho
 Como base pesquisei o estatuto do pedestre, que após dois anos de sansão, a lei que determina melhorias para a mobilidade ainda não foi regulamentada.
Moradores contribuíram participando do abaixo assinado.

Márcia Conceição dos Santos
Representante da comunidade local, conforme abaixo assinado