Incentivando a Criatividade

Incentivando a Criatividade

Para que seu filho tenha tais habilidades no futuro, não é só na hora de desenhar ou construir brinquedos que você estimula a capacidade imaginativa e a curiosidade dele. Veja como incentivar e criar um ambiente favorável a isso:

Estabeleça um relacionamento não possessivo, para que seu filho desenvolva independência e autonomia.

Incentive o entusiasmo pela vida, a conduta interrogativa, a curiosidade e a paixão pelo que o cerca.

Estimule diferentes interesses.

Invente brincadeiras particulares de vocês. Em viagens de carro cansativas, por exemplo, sugira localizar elementos na natureza, como quem avista primeiro vacas, carros vermelhos ou casas amarelas.

Dê abertura para que a criança tenha experiências próprias e explore seu mundo interior. Pergunte o que ela está sentindo, estimule-a a refletir sobre os sentimentos.

Demonstre respeito e confiança, mostre que aquilo que a criança faz tem valor, encoraje os desejos exploratórios.

Traduza as vivências e emoções em imagens. Tente folhear revistas e livros e criar indagações, como “qual dessas figuras representa melhor o que a gente está sentindo agora, ao cozinhar essa comida gostosa?”

Peça para a criança falar de suas preferências musicais, por exemplo, e conte sobre seus próprios gostos na mesma idade que ela.

Incentive seu filho a buscar histórias e fatos interessantes de seus artistas preferidos, como onde nasceu e como iniciou  a carreira.



Fonte: MONTANO, Fernanda. Criativos e curiosos: a importância de estimular a imaginação do seu filho. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Primeira-Infancia/noticia/2017/04/criativos-e-curiosos-importancia-de-estimular-imaginacao-do-seu-filho.html.Acesso em : 15 de Jun. 2020