Para Vygotsky (1984), a brincadeira não é apenas uma
dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social
que necessita de aprendizagem.
Tudo gira em torno da cultura lúdica, pois a brincadeira
torna-se possível quando apodera elementos da cultura para internalizá-los e
cria uma situação imaginária de reprodução da realidade. É através da
brincadeira que a criança consegue adquirir conhecimento, superar limitações e
desenvolver-se como indivíduo.
Usando atividades lúdicas para inovar em sala de aula
Ao inserir atividades lúdicas, nota-se nos alunos um
entusiasmo maior em relação ao conteúdo que está sendo trabalhado por haver uma
motivação dos educandos em expressar-se livremente, de agir e interagir em sala
de aula. Quando o professor inova em metodologias e abandona os métodos e
técnicas tradicionais, descobre que o lúdico é eficaz como estratégia do
desenvolvimento na sala de aula.
DICA: As aulas lúdicas devem ser bem elaboradas com
orientações definidas e objetivos específicos.
“A criança é um ser em criação. Cada ato é para ela uma
ocasião de explorar e de tomar posse de si mesma, ou, para melhor dizer, a cada
extensão a ampliação de si mesma. E esta operação, executa-a com veemência, com
fé: um jogo contínuo. A importância decorre de conquista em conquista, uma
vibração incessante”. Maria Montessori
Brincando, a criança aprende a respeitar regras, ampliar o
relacionamento social e respeitar a si mesmo e ao outro. Por meio do universo
lúdico que a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir,
respeitar e discordar de opiniões, exercendo a liderança dela, e sendo
liderada, compartilhando a alegria de brincar.
Dica: Os pais devem cada vez mais aproveitar os momentos
lúdicos com a criança para perceber esta evolução, utilizar jogos e
brincadeiras que despertem no filho a importância de aprender e desenvolver o
intelecto, tornando claras as emoções, angústias, ansiedades, reconhecendo as
dificuldades, proporcionando assim soluções e promovendo um enriquecimento na
vida interior da criança. Pedir que a criança reconte a história que acabou de
ouvir contribui para a autoestima dela.
As habilidades sociais;
A cooperação;
A persistência (vencer obstáculos ou desafios);
Além disso, tornam o aprendizado muito mais atrativo pra
criança.