Dicas de ouro para ensinar seus filhos a manter a casa sempre organizada

 Deixar tudo no devido lugar quando se tem crianças em casa não é nada fácil! Esses conselhos, porém, podem te ajudar com essa missão.

Katy Winter é uma organizadora profissional de Nova York, que trabalha ajudando famílias a otimizarem os espaços e pensarem na organização como uma forma de simplificar suas vidas. Durante toda a trajetória, a profissional aprendeu várias coisas sobre as crianças, famílias e formas eficientes de manter uma casa organizada.

Pensando em ajudar mais famílias por aí, a profissional reuniu algumas dicas que aprendeu durante a carreira para que os pais consigam garantir que os filhos tenham um espaço organizado e, ao mesmo tempo, aprimorem as habilidades para a vida. Confira:



Ensine-os a fazer a cama como um profissional
Quando você entra no quarto de uma criança, geralmente a cama é a primeira coisa que se nota, pois geralmente é a coisa mais importante lá dentro. Então, quando seu filho arruma a cama, ele arruma grande parte do quarto. Essa é uma das razões pelas quais ensinar as crianças a fazerem a cama todas as manhãs é inegociável. Outra razão? Charles Duhigg, autor de The Power of Habit (O Poder do Hábito, em tradução livre), escreve: “Arrumar a cama todas as manhãs está relacionado a melhor produtividade, maior sensação de bem-estar e habilidades mais fortes para cumprir um compromisso. Não é um passo muito difícil e pode até mesmo não ser muito significativo levando em conta toda a arrumação necessária em uma casa. Mas, de alguma forma, essas mudanças pequenas dão início a reações em cadeia que ajudam outros bons hábitos a se estabelecerem”, explica.

Para começar, você pode definir um alarme cinco minutos antes do horário programado para fazer a cama e acompanhar o passo a passo ao lado do seu filho, até que ele pegue o hábito. Depois, concentre-se em tornar o hábito divertido e gerenciável para seus filhos. Reduza o número de travesseiros e bichinhos de pelúcia na cama. Adicione um espaço no armário ou embaixo da cama para as pelúcias e travesseiros extras. Deixe seus filhos escolherem três favoritos e colocar o resto nesse espaço. Eles também podem decidir a cada dia se querem trocar os escolhidos para ficar em cima da cama.

Jogue alguns jogos de lavanderia


Lavar roupa não precisa ser uma tortura (pelo menos para crianças). “Quando meus filhos eram mais novos, eu sempre os deixava sentir a roupa bem quando ela saía da secadora. Eles adoravam a sensação das roupas quentes. Eu também os deixava fazer uma competição de bolinhas de meias limpas. Isso os mantinha ocupados, criou memórias e permitiu que vissem que a roupa lavada pode ser divertida enquanto está na ‘sala onde isso acontece'”, conta Katy.

A partir daí, ela contou que os filhos passaram a apreciar mais as roupas dobradas e passadas, por entenderem que elas não apareciam de forma mágica dentro das gavetas, já que eles mesmo que passaram a organizá-las. Claro, tudo aconteceu conforme a idade. “Quando eles tinham 3 anos, eles podiam fazer tarefas simples, como combinar meias. E conforme iam ficando mais velhos, queriam ajudar mais e então o treinamento começou com o objetivo de guardar as próprias roupas na gaveta. Isso não apenas ajuda as crianças a manterem o cuidado com as roupas arrumadas, mas também aprendem a ter responsabilidade e autossuficiência com essas tarefas simples”.

Seja criativo com suas coleções
Os humanos são coletores e colecionadores por natureza. As crianças adoram colecionar pequenas coisas e tudo bem! Na verdade, além de ser divertido colecionar objetos, pesquisas mostram que isso pode até aumentar a confiança intelectual e a singularidade de uma criança. E elas geralmente têm uma história que acompanha cada peça.

Mas o desejo de estocar bugigangas também pode causar confusão e desordem. É por isso que é importante encontrar maneiras inteligentes de mostrar o que reflete os interesses atuais. Isso pode ser tão simples quanto recipientes de vidro transparente na sala, cheios de tudo o que interessa aos seus filhos no momento. Pense em pedras, carrinhos de brinquedo ou conchas.

Outra opção é uma sapateira transparente que pode separar os diferentes itens em diferentes seções. Também é útil dar a cada criança a própria caixa de recordações para guardar no armário ou debaixo da cama. Eles podem continuar a enchê-la com o que acharem especial e reduzir a desordem na sala. É uma vitória para todos!

Fonte: LEITE,Helena.Revista Pais&Filhos.Dicas de ouro para ensinar seus filhos a manter a casa sempre organizada. Disponível em: https://paisefilhos.uol.com.br/familia/dicas-de-ouro-para-ensinar-seus-filhos-a-manter-a-casa-sempre-organizada/.Acesso em 29 de Out. de 2020